Há muitos anos está sendo discutido uma programação de renovação de frota para os caminhoneiros autônomos, mas infelizmente, nunca saiu do papel. Outra vez, o tema é destaques nos noticiários.
O que motivou o assunto novamente em pauta foi o aumento da insatisfação dos caminhoneiros com a disparada no preço do diesel, que já subiu 37% neste ano. Por isso, o governo federal prepara um programa direcionado para a categoria.
Vamos verificar alguns detalhes do projeto:
Benefícios como crédito de valores próximos ao de mercado e um bônus para que caminhoneiros autônomos troquem os caminhões antigos, mesmo em mau estado de conservação, por um veículo novo ou seminovo. Os caminhões antigos virariam sucata.
O modelo deve favorecer também os profissionais autônomos, pessoa física, que teriam os mesmos benefícios para o financiamento de um novo veículo, desde que o antigo seja retirado de circulação. O intuito é substituir as frotas em circulação nas estradas por veículos mais novos. Dessa forma, o objetivo é aumentar a produtividade, segurança e eficiência logística no setor de transporte nacional.
Outra proposta é o perdão das dívidas dos profissionais que aderissem ao projeto. Os veículos que tivessem a baixa definitiva do registro teriam a remissão de débitos não tributários com órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ouça a matéria em áudio 285u4y
Publicidade
Publicidade
Comentários 3e3562
Acho uma ótima ideia de tirar veículos mais antigos de circulação mais tbm tem que dar condição para o automano pagar suas contas como pneus abastecimentos com preço justo e muitas coisas a mais