Já ouviu falar do caminhão mais rápido do mundo? E o maior que existe? Vamos conferir essas e outras curiosidades sobre o mundo dos caminhões
Existem muitos recordes mundiais batidos por caminhões e agora fazem parte da história do Guinness World Records. Paralelo a isso, há outros recordes que são conseguidos de forma popular, sendo mais ligados à consideração do que de fato um registro testado em um livro.
Sendo assim, vamos conferir algumas curiosidades, recordes e certas “loucuras” envolvendo caminhões mundo afora, lembrando até mesmo de alguns recordes mencionados anteriormente aqui na revista Caminhoneiro.
Volvo Iron Knight: o caminhão mais rápido do mundo
Desenvolvido especificamente para performance, o Iron Knight foi considerado o caminhão mais rápido do mundo e até o momento lidera não apenas um, mas dois recordes mundiais: percorrer 500 metros e 1 km em menor tempo que qualquer outro caminhão.
Para quebrar o recorde, o caminhão percorreu 1 km em 21,1 segundos, e ao longo do percurso sua velocidade média foi de 170,2 km/h. Já para bater os 500 m, o caminhão precisou de 13,6 segundos, e sua velocidade média foi de 131,6 km/h.
Com uma base mecânica similar ao Volvo FH, o Iron Knight possui um motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm. O Iron Knight é até o momento o caminhão mais rápido do mundo, e sua velocidade máxima ao longo do percurso de teste foi de 276 km/h!
Liebherr T282B: o maior caminhão do mundo
Quando chegamos ao ponto de falar sobre o maior caminhão do mundo há muitas opiniões a serem avaliadas. Seja dimensão, peso ou a capacidade de carga, o ponto é que atualmente, o Liebherr T282 continua sendo considerado um dos maiores caminhões de mineração do mundo.
Com capacidade para transportar até 363 toneladas de carga útil, o modelo lançado em 2004 possui 14,5 m de comprimento, 7,4 m de largura e 8,7 m de altura.
Puxando 112 semirreboques: o caminhão mais longo do mundo
O recorde de caminhão mais longo do mundo pertence a John Atkinson, um australiano de 70 anos que montou um caminhão Mack, colocando 112 semirreboques ao longo de sua traseira. Os números desse caminhão, que na verdade é quase um trem, são impressionantes.
Da cabine até o último reboque são 1.474 metros de comprimento, o suficiente para bater o recorde mundial. O “evento” do recorde ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2006, em que o australiano percorreu 100 metros com toda a carga na estrada principal da cidade de Clifton, em Queensland, na Austrália.
LoneStar da Navistar: considerado o melhor no quesito luxo
Considerado por muitas pessoas o caminhão mais luxuoso do mundo, o LoneStar, da montadora americana Navistar, possui quase 600 cavalos de potência no seu motor.
O que torna o modelo o topo dos caminhões de luxo é a quantidade de diferenciais. A cabine conta com cama, escritório, frigobar, sistema de som de última geração e muito mais. E para completar, o “brilho nos olhos” vem não apenas por seu interior, mas pelo exterior também.
Isso porque, o LoneStar possui design arrojado e traz muito conforto para o seu motorista. O caminhão não é vendido no Brasil, mas ainda assim separamos alguns “mimos” que ele contém:
e-truck da Futuricum bate recorde de maior distância com apenas uma carga
Esse recorde é recente e falamos dele há poucos dias aqui na revista Caminhoneiro. Porém, vale relembrar que o recorde foi batido na Alemanha, e o caminhão percorreu a distância de 1.099 km a uma velocidade média de 50 km/h, durante 23 horas, com apenas uma carga da sua bateria. Foram necessárias 392 voltas para completar o desafio.
Mercedes-Benz Unimog U 5023: dois modelos sobem vulcão de 6.700m
Esse recorde aconteceu durante uma expedição realizada no Chile em 2020. Nele, os dois veículos subiram o Vulcão Ojos del Salado, no Chile, que é considerado o vulcão mais alto do mundo.
O modelo da MB é feito para encarar desafios extremos, e ao fim do recorde o objetivo era instalar sistemas de rádio para melhorar a segurança de alpinistas e pesquisadores. Em caso de emergência, cada uma das quatro unidades pode ser utilizada para criar uma rede com os outros três acampamentos localizados na base do Ojos del Salado.
O “cavalo voador”: caminhão salta 50 m
Caminhão salta 50 metros e bate recorde
No estado de Montana, nos Estados Unidos, um piloto saltou 50 metros do chão e quebrou a marca mundial em um festival na cidade de Butte, nos EUA, em 2015.
O piloto “voou” ao subir em uma rampa e atingir os 50 metros do chão. A aterrissagem aconteceu sem problemas, e a partir desse dia ou a ser o recorde mundial.
O que acharam dos recordes quebrados por caminhões?
Comente qual é o mais interessante na sua opinião!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!